Dentro do seu cadastro dentro do App existem vários campos que você deve preencher com as informações do seu projeto.
Elas são obrigatórias porque um dos compromissos do Xmusico App é fornecer informações completas a quem acessa.
Porém nos 6 anos de pesquisa antes da programação do App, mais da metade dos entrevistados não sabiam exatamente o que era um mapa de palco, um rider técnico ou um input list.
Logo abaixo nós vamos esclarecer o que cada um é , e fornecer ferramentas pra que você consiga fazer o seu ( caso ainda não tenha) corretamente.
Vamos lá!
Mapa de palco:
Esse documento informa como o palco deve ser montado em relação ao posicionamento dos instrumentos, microfones e tomadas.
Cada banda usa um posicionamento de palco específico , para melhor se olharem e trocarem informações durante o show. Ou ainda, fornecer uma estética de palco mais agradável para quem assiste.
Qualquer boa equipe técnica de um evento ou casa, usa esse documento para arrumar a disposição de cabos e equipamentos como directboxes, medusas, microfones de forma prévia, antes do artista subir ao palco para montar seu equipamento. Isso agiliza o trabalho tornando-o mais rápido e organizado.
Rider Técnico:
O Rider técnico é o documento técnico responsável por informar o técnico de som do evento, como e com qual gama de equipamentos o palco deve estar equipado para que se torne possível a apresentação.
Nele devem estar informados como e com o quê cada integrante do projeto musical estará conectado ao sistema de som do evento.
Artistas do mainstream exigem inclusive que a marca e modelo dos equipamentos sejam exatamente os descritos em seu rider técnico, prevendo em contrato que se houver algo diferente, o artista não sobe ao palco para se apresentar.
Existem profissionais apenas para checar com antecedência se está tudo ok, e só então dão seu aval ao artista contratado.
No nosso meio, fora do maistream, os artistas não tem todo esse conforto. Mas o documento se faz necessário até mesmo para especificar as quantidades, características e modos de ligação para cada apresentação.
Input List:
O input list basicamente é o documento que indica ao técnico de som do evento, quantas vias serão conectadas à mesa de som do evento, e também quantas vias de retorno são necessárias, seja para retorno in ear ou retorno de chão, sides , etc.
Staff list:
O Staff list informa de forma prévia quem são as pessoas que fazem parte da equipe do artista e que terão acesso aos mesmos recintos que os artistas durante todo o evento. Nele é necessário informar o nome completo, documentos pessoais e telefone para contato. Pessoas que não constam no Staff list não devem ter acesso ao camarim e ao palco. Em algumas oportunidades com contratantes mais criteriosos, nem mesmo têm acesso ao local do show.
Existem outros tipos de documentos como mapa de luz, Rider técnico da house, comunicação técnica, etc.
Mas estamos falando aqui do público que não está no mainstream. Portanto dificilmente vai sair dos 3 documentos descritos acima.
No botão abaixo você será direcionado para baixar num único Pack todos os modelos de documentação editáveis.
Tudo o que você precisa fazer após preenchê-lo é dar um print na tela e salvar a imagem para subir no seu perfil do App.
No mesmo pack você terá uma série de bonequinhos em formato isométrico para você posicionar na arte do palco ( também inclusa ) e após pronto, já sabe: Tira um print e salva a imagem para colocar no seu perfil no App.
Caso você precise de algum bonequinho específico, basta solicitar pelas redes sociais oficiais do App que em alguns dias, deixaremos disponível dentro do pack.